quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Lagrimas anotadas por Deus...




"Tu sabes como estou aflito, pois tens tomado nota de todas as minhas lágrimas. Será que elas estão escritas no teu livro?" Sl 56.8.

Davi escreveu o Salmo 56 quando os filisteus o prenderam na cidade de Gate. Através deste Salmo, ele expressou a sua aflição, angústia e sofrimento, pois estava sendo alvo de perseguição. Ele então levantou um clamor a Deus como um desabafo e, lágrimas abundantes caíram dos seus olhos.

Quando estamos enfrentado grande sofrimento, é normal que as lágrimas caiam de nossos olhos. Pode acontecer também das lágrimas rolarem por nossa face quando estamos felizes, quando algo muito forte toca o nosso coração. Lágrimas caem dos nossos olhos quando estamos sentindo saudade de alguém que amamos e está distante de nós. As lágrimas podem chegar aos nossos olhos por motivo de tristeza, ou de arrependimento. As lágrimas são, portanto, demonstradoras de que estamos sendo atingidos por sentimentos extremamente fortes.

Deixar as lágrimas correrem por nossa face, nos faz muito bem. Nunca devemos abafá-las, evitando que elas se manifestem, pois, se assim procedermos, estaremos causando um grande mal a nós mesmos, à nossa saúde. Extravasarmos nossas emoções através das lágrimas não é nenhuma demonstração de fraqueza, como muitos pensam, mas, uma demonstração de que somos possuidores de um coração sensível, e Deus aprecia um coração assim.

Davi sabia que Deus estava ciente de sua dor, do seu sofrimento, tanto que se expressou dizendo: "Tu sabes como estou aflito, pois tens tomado nota de todas as minhas lágrimas..." Salmo 56.8. O Senhor lá do céu está contemplando seus filhos e, sabe de cada acontecimento da vida de cada um deles. Quando o rei Ezequias tomou conhecimento através do profeta Isaias que iria morrer, virou o rosto para a parede, orou ao Senhor e chorou amargamente. Então, imediatamente Deus ordenou a Isaias que voltasse a falar ao rei Ezequias dizendo o seguinte: "Eu, o Senhor, o Deus do seu antepassado Davi, escutei a sua oração e vi as suas lágrimas. Vou deixar que você viva mais quinze anos." Isaias 38.5. Deus vê e anota as nossas lágrimas!

Provavelmente alguns de nós já passaram por momentos em que parecia que a dor nunca iria acabar, em que as lágrimas teimavam em cair, o sofrimento parecia sem fim. Achavam até que nunca mais voltariam a ser felizes. Dúvidas batiam à porta do coração e até pensavam que Deus não estava se importando com seu sofrimento e que Ele nada estava fazendo para aliviar sua dor. Deus nos diz, entretanto, que tem anotado cada uma das nossas lágrimas, e as tem guardado em um frasco.

Deus jamais nos abandonará em nossos momentos de dores, de sofrimentos. Ele jamais nos dará as costas. Mesmo que estejamos nos sentindo sozinhos, fiquemos certos de que Ele não nos abandonou. Ele vê o nosso travesseiro molhado de lágrimas, e escuta nossos soluços. Ele está colhendo cada uma de nossas lágrimas e entrando com providência para nos tirar da situação que tanto nos faz sofrer, entretanto, Deus faz tudo no momento certo, no tempo dele, e não no nosso tempo.

Embora padecendo de um grande sofrimento, Davi sabia que podia sempre contar com a ajuda e o socorro de Deus. No Salmo 56.9, ele disse: "... uma coisa eu sei: Deus está comigo". Que linda demonstração de fé! É assim que devemos agir, quando nos sentimos fragilizados, impotentes, arrazados. Nada podemos fazer, mas, Ele, o nosso Deus, está nos cercando e, cuidando de nós. Davi passou por tantas experiências dolorosas na sua vida! Ele sabia muito bem o que significava ser consolado por Deus.

Certa ocasião quando Davi se encontrava enfermo, ele disse: "Tem compaixão de mim, pois me sinto fraco. Dá-me saúde, pois o meu corpo está abatido". Salmo 6.2. Mais adiante ele diz: "Estou cansado de chorar. Todas as noites a minha cama se molha de lágrimas, e o meu choro encharca o travesseiro". E o salmista prossegue dizendo: "O Senhor Deus me ouve quando choro. Ele me escuta quando peço ajuda e atende as minhas orações". Salmo 6. 6, 8 e 9.

Reflexão: Você está passando por um "vale de lágrimas"? Tem sido atormentado pela dor da saudade? Pela tristeza de ter um filho rebelde? Está sofrendo por causa de uma enfermidade grave? Está se sentindo solitário, abandonado? Está angustiado por causa das dívidas e, por não ter condições de honrar seu compromissos? Está sendo perseguido? Seja qual for a situação em que você se encontre e, que lhe tem feito derramar muitas lágrimas, esteja certo de que Deus está colhendo e anotando cada uma delas. Ele está lhe acompanhando em todo esse processo de dor, tristeza e sofrimento pelo qual você está passando, e está transformando esse mal em bem na sua vida. Você não está sozinho. Esteja certo disso. Davi disse: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo." Salmo 23.4. A Bíblia nos dá grandes consolos quando nos assegura que: "... O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." Salmo 30:5 e,em Apocalipse 21.4, quando diz: "Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem dor. As coisas velhas já passaram". As lágrimas podem correr abundantemente, mas, logo chegará uma nova manhã, repleta de alegria e, melhor ainda, quando não será mais necessário que lágrimas caiam de nossos olhos, porque Ele enxugará todas elas. Amém!


(Enilda Lins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário